As embalagens funcionais chegaram para ficar. Elas auxiliam no transporte, no consumo e na interação dos produtos.
Além disso, podem fazer a diferença na decisão de compra do consumidor.
Além do básico
Toda embalagem cumpre dois princípios básicos: proteção e conservação de um produto.
Mas no cenário atual, uma embalagem que oferece apenas essas duas características pode não satisfazer os consumidores.
Por isso, as marcas dedicam-se cada vez mais ao desenvolvimento de embalagens funcionais.
Oferecendo um diferencial ao público, e agregando valor aos seus produtos.
Consumidores e embalagens funcionais
Um estudo conduzido pela Omnibus e Consumer Focus Group, em conjunto com a Market Vision, aponta que 58% dos consumidores buscam a facilidade de uso como principal benefício de uma embalagem.
Para eles, a facilidade de uso consiste em embalagens com abertura simples e possibilidade de refechamento, no caso de consumo parcial dos produtos.
Conveniência e flexibilidade (porções menores e portáteis, adequadas ao consumo em trânsito por exemplo) também foram levantadas na pesquisa.
Funções das embalagens
Embalagens com uma ou mais funções específicas, as tornam mais atrativas e úteis para o consumidor.
Cabe às equipes de pesquisa e desenvolvimento criar embalagens com foco no transporte, compra, uso e descarte. Deve-se pensar em todo o ciclo e vida útil do produto e da própria embalagem.
Veja o que as embalagens funcionais podem oferecer:
- Fechamento e refechamento da embalagem para conservar o alimento;
- Sistema de fácil abertura, com melhor acondicionamento do produto e prolongando a vida útil do alimento;
- Embalagens ecológicas, que podem ser recicladas, reutilizadas, amassadas, com possibilidades de utilizar refil e que, em geral, têm uma consciência ecológica;
- Tamanhos reduzidos para evitar o desperdício e para o consumo imediato;
- Embalagens que podem ser usadas depois do consumo, como uma embalagem que pode ser plantada depois do consumo.
Interface física e o mundo virtual
As marcas estão presentes na vida das pessoas agora mais do que nunca.
Através das redes sociais as marcas oferecem mais do que produtos, oferecem experiências. Entretenimento, informação e consumo andam juntos na era digital.
Por isso, as marcas, por meio das embalagens, conectaram esses os mundos físico e digital. Recursos como realidade aumentada ou QR Codes já estão presentes nas embalagens.
Através deles é possível criar experiências digitais adequadas para criar vínculos profundos com a marca, através de experiências úteis e memoráveis.
Embalagens funcionais na Emibra
Frequentemente os clientes da Emibra desafiam a empresa a desenvolver ideias que fogem do óbvio;
Há pouco tempo a Emibra criou uma embalagem que além de fazer o seu papel de proteger o produto, pode ser presenteavel e por fim utilizada como enfeite de árvore de natal.
Em um outro case, o cliente, estava com dificuldades em relação a manuseamento e proteção de ampolas de vidro, vendo como uma solução utilizar berço de plástico.
Diante toda essa questão, além de fatores ambientais, a Emibra criou um berço na própria embalagem para acomodar todas as ampolas, evitando a proximidade entre elas e garantindo uma embalagem completamente funcional.
Pesquisa e Desenvolvimento na Emibra
Entender a importância que cada embalagem tem para seus produtos é o que faz o trabalho da Emibra ser extremamente eficiente.
Por isso, a área de Pesquisa e Desenvolvimento de Projetos de Embalagem da Emibra tem como objetivo enxergar novos horizontes.
Com profissionais competentes, esse setor é responsável por criar possibilidades de aproveitamento, inovação, tecnologia, design e funcionalidades nas embalagens dos clientes. Aumentando a parceria com cada um para alcançar novos patamares.
Fale com um especialista em embalagens da Emibra.
Siga e Emibra nas redes sociais: FACEBOOK | INSTAGRAM | LINKEDIN