Você sabia que a indústria de papel é uma das mais sustentáveis do mundo?
Segundo a ANAP (Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista) a reciclagem de todos os tipos de papel no Brasil foi de 67% em 2019.
No cenário atual em que marcas e consumidores buscam ser mais conscientes, a embalagem de papel é uma das soluções mais sustentáveis e vantajosas disponíveis no mercado.
O que são embalagens sustentáveis?
Para uma embalagem ser considerada sustentável, ela deve preencher três requisitos:
– Ser feita de um material orgânico e/ou reciclável e/ou biodegradável;
– Ter sido produzida com uso reduzido de energia e recursos naturais;
– Causar mínimo impacto ambiental após o descarte.
Atualmente, existem inúmeros tipos de embalagens sustentáveis disponíveis no mercado, entre elas a embalagem de papel cartão.
Reciclagem do papel
O papel pode ser reciclado até quatro vezes. Depois disso, novas fibras precisam ser adicionadas ao processo.
Para manter a lógica sustentável, a indústria de papel utiliza as chamadas florestas renováveis.
No Brasil, existem cerca de 7,8 milhões de hectares de florestas cultivadas e manejadas de forma sustentável. Além disso, as indústrias conservam outros 5,6 milhões de hectares de matas nativas.
Todos os dias, são plantados em média, o equivalente a 500 campos de futebol de florestas para produção de papel e outros produtos.
Vantagens da embalagem de papel
A embalagem de papel é versátil, eficaz, fácil de armazenar e transportar, além de ser super segura e higiênica.
Nas operações logísticas, por exemplo, um caminhão carregado com produtos armazenados em caixas de papel, cerca de 95% são produto e apenas 5% embalagem.
O design também é uma de suas maiores vantagens. As embalagens de papel podem ser projetadas em praticamente qualquer formato. Além disso, informações essenciais e imagens de alta qualidade são impressas diretamente na embalagem e podem receber um grande gama de acabamentos especiais.
Embalando com sustentabilidade
Através de 3 pilares da sustentabilidade: social, econômico e ambiental, a Emibra preocupa-se com o capital humano, com o negócio economicamente sustentável e o desenvolvimento ambientalmente correto.
Com o lema de PENSAR GLOBAL E AGIR LOCAL, a Emibra incentiva as pessoas a tomarem pequenas atitudes no dia a dia de forma a diminuir os impactos gerados, tais como:
1 – Utilização de matéria prima sustentável na produção de embalagens (papel cartão);
2 – Redução de 60% dos resíduos sólidos e líquidos através de reciclagem, reutilização interna e externa;
3 – Criação do comitê Emibra do Bem que agrupa todas as ações sociais e projetos socioambientais realizados pela empresa;
4 – Adesão ao GHG Protocol;
5 – Adesão aos adesão aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) – comprometimento em atingir todos os objetivos até 2030.
Fale com um especialista em embalagens da Emibra.
Siga e Emibra nas redes sociais: FACEBOOK | INSTAGRAM | LINKEDIN